APRESENTAÇÃO
O curso de Formação em Psicoterapia de orientação Psicanalítica é o único no Estado a propiciar um debate estendido entre a clínica e o social, procurando trazer discussões sobre racismo, feminismo, entre outras questões urgentes. Traz como novidade o pensamento psicanalítico da escola argentina fundamentada pelo psicanalista argentino David Maldavsky a partir da perspectiva freudiana, e também um método - "Algoritmo David Liberman" (ADL) - de análise de discurso em Psicanálise, que também muito colaborou para a compreensão das doenças psicossomáticas contemporâneas no aprofundamento da clínica do desvalimento e uma nova noção interpretativa a respeito da afetividade humana.
Contaremos com professores das cidades de Aracaju, São Paulo, Fortaleza, Buenos Aires (Argentina) e Culiacán (México) - presencial e videoconferência.
Será fundamentado na teoria freudiana, na compreensão dos fenômenos da atualidade e em autores pós- freudianos como Melanie Klein, Lacan, Winnicott, entre outros.
Apoio: UCES – Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales.
Observações:
1. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento profissional e isoladamente não habilita ao participante atender enquanto psicanalista.
2. Na fase final (fase das supervisões), o acerto de honorários deve ser realizado diretamente com o supervisor escolhido. Teremos a obrigatoriedade da participação de supervisão em grupo (60 horas) e individual (60 horas).
OBJETIVO
Seu objetivo é proporcionar um referencial teórico-prático tendo como base primordial a teoria freudiana e alguns autores pós-freudianos de maneira introdutória, tais como Winnicott, Lacan, Klein e David Maldavsky. Contaremos com estudos teóricos, da técnica e supervisões oferecidas pelos nossos docentes. Nessa fase final, o acerto de honorários deve ser realizado diretamente com o supervisor escolhido. Teremos a obrigatoriedade da participação de supervisão em grupo ( 60 horas) é individual ( 60 horas).
Vamos contar com professores das cidades de Aracaju, São Paulo, Fortaleza, Buenos Aires (Argentina) e Culiacán (México). Em alguns momentos poderemos utilizar do mecanismo videoconferência, porém, sempre haverá a presença do coordenador do curso em sala para não perder o espírito de presença e o debate em sala permanecer mais ativo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução à Psicanálise
2. Desenvolvimento do eu / Adolescência
3. Sentimento de vergonha / Conceito de angústia / Noção de corpo
4. Casos clínicos freudianos
5. Estudos sobre a técnica psicanalítica
6. Freud e seus textos sociais
7. Introdução aos pensamentos de Klein, Winnicott, Lacan e David Maldavsky
8. Clínica contemporânea
9 . Supervisão grupal
10. Supervisão individual
DOCUMENTOS
- Ficha de Matrícula
- Contrato de Prestação de Serviços Educacionais
- Documentos do Aluno (RG, CPF, Diploma e Comprovante de Residência)